O pensamento rápido é: meu concorrente, é todo aquele que exerce a mesma atividade que eu, ou aquele que produz o mesmo que a empresa que atuo, ou ainda, usando a definição do dicionário Oxford Languages:
adjetivo e substantivo de dois gêneros
1. que ou o que se encontra em oposição na pretensão de um mesmo objetivo.
2. que ou o que se produz ou ocorre no mesmo momento que outra coisa; simultâneo, concomitante.
Porém pensando com mais profundidade e incluindo a dimensão “tempo”, seu concorrente pode estar em uma empresa de outro segmento, que se interesse pelo seu cliente, pelo segmento que você atua.
Dando um exemplo desse novo concorrente, trouxe o caso da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, fortíssima no segmento da alimentação, entrou no mercado de cosméticos.
A JBS investiu R$ 400 milhões para criar a Genu-in, uma fabricante de peptídeos de colágeno e gelatina e vai concorrer com inúmeras empresas do segmento da beleza.
Colágeno hoje, é a quarta substância mais indicada pelos nutricionistas e em alta no interesse dos consumidores.
E como canal de venda, a JBS fechou parceria com a Galena Farmacêutica, que acessa mais de 8 mil farmácias de manipulação do Brasil.
E ainda para ilustrar quem pode ser seu concorrente, lembro que li no livro: “Nos bastidores da Disney”, que a empresa dos parques de entretenimento considera a Harley Davidson como um competidor inusitado. Isso pode parecer surpreendente à primeira vista, pois, a princípio, motocicletas e parques temáticos não competem no mesmo mercado. No entanto, a Disney reconhece que a decisão de compra de um consumidor por uma motocicleta Harley Davidson representa uma escolha de estilo de vida, implicando um investimento significativo. Esse gasto pode, portanto, influenciar diretamente a decisão de uma família de adiar ou cancelar uma viagem aos parques da Disney, devido ao comprometimento financeiro com a motocicleta.
Estes exemplos destacam a importância de entendermos a concorrência em um espectro mais amplo, considerando não apenas as empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas também aquelas que competem pela atenção e recursos financeiros dos mesmos consumidores e incluirmos nesse entendimento, a visão de médio prazo também.
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