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Quem pode ser seu concorrente?

Atualizado: 5 de abr.

O pensamento rápido é: meu concorrente, é todo aquele que exerce a mesma atividade que eu, ou aquele que produz o mesmo que a empresa que atuo, ou ainda, usando a definição do dicionário Oxford Languages:

adjetivo e substantivo de dois gêneros

1. que ou o que se encontra em oposição na pretensão de um mesmo objetivo.

2. que ou o que se produz ou ocorre no mesmo momento que outra coisa; simultâneo, concomitante.

 

Porém pensando com mais profundidade e incluindo a dimensão “tempo”, seu concorrente pode estar em uma empresa de outro segmento, que se interesse pelo seu cliente, pelo segmento que você atua.

Dando um exemplo desse novo concorrente, trouxe o caso da JBS, a maior produtora de proteína animal do mundo, fortíssima no segmento da alimentação, entrou no mercado de cosméticos.



Dividida em duas partes. Do lado esquerdo um balcão resfriado, com cortes de carne e do lado direito, uma estante com produtos cosméticos.
De fabricante de proteína animal ao cosmético

A JBS investiu R$ 400 milhões para criar a Genu-in, uma fabricante de peptídeos de colágeno e gelatina e vai concorrer com inúmeras empresas do segmento da beleza.

Colágeno hoje, é a quarta substância mais indicada pelos nutricionistas e em alta no interesse dos consumidores.

E como canal de venda, a JBS fechou parceria com a Galena Farmacêutica, que acessa mais de 8 mil farmácias de manipulação do Brasil.

E ainda para ilustrar quem pode ser seu concorrente, lembro que li no livro: “Nos bastidores da Disney”, que a empresa dos parques de entretenimento considera a Harley Davidson como um competidor inusitado. Isso pode parecer surpreendente à primeira vista, pois, a princípio, motocicletas e parques temáticos não competem no mesmo mercado. No entanto, a Disney reconhece que a decisão de compra de um consumidor por uma motocicleta Harley Davidson representa uma escolha de estilo de vida, implicando um investimento significativo. Esse gasto pode, portanto, influenciar diretamente a decisão de uma família de adiar ou cancelar uma viagem aos parques da Disney, devido ao comprometimento financeiro com a motocicleta.

Estes exemplos destacam a importância de entendermos a concorrência em um espectro mais amplo, considerando não apenas as empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas também aquelas que competem pela atenção e recursos financeiros dos mesmos consumidores e incluirmos nesse entendimento, a visão de médio prazo também.


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Então acesse o link com o episódio do diretacast, o podcast da Venda Direta.


"Como funciona a Venda Direta com a estratégia de gestão do CEO Jequiti, Eduardo Ribeiro"


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