Cimed Compra 70% da Jequiti: Expansão Estratégica.
- marcela308

- 17 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Gostaria de comentar essa negociação e abordar alguns aspectos interessantes que demonstram a vitalidade do modelo de Venda Direta que chamou a atenção do Grupo Cimed, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, que registrou um lucro de R$ 3 bilhões em 2023.
A Cimed, conhecida pelos medicamentos com a embalagem amarela, está prestes a adquirir 70% da Jequiti, empresa do Grupo Silvio Santos. A negociação em si, está tramitando e vejo muitas notícias demonstrando interesse na aquisição de 100% e não os 70% como mencionado no título. Há informações sobre a manutenção na marca Jequiti na programação do SBT, para fortalecimento da imagem da marca na televisão, mas meu comentário vai além dessas notícias. Destaco esta compra com duas estratégias da farmacêutica:
1ª) O interesse da Cimed pelo mercado de cosméticos, começou há mais de um ano, quando a marca investiu na parceria com a empresa de balas Fini e lançou o Carmed Fini, que viralizou nas redes sociais e movimentou R$ 189 milhões. João Adibe Marques, CEO da Cimed, que tem buscado novas aquisições para continuar sua expansão, encontrou nesta negociação, a oportunidade de atuar nos mercados de perfumes e maquiagem, segmentos que a Jequiti possui forte participação.
2ª) A diversificação do canal de vendas, utilizando a força de vendas de mais de 260 mil consultoras da Jequiti e atuando na Venda Direta, compondo sua estratégia de multicanalidade.
Em tempos de valorização da personalização, da compra por proximidade e conveniência, da experiência de compra marcante, a Venda Direta se mostra muito atual com a venda por relacionamento e o Grupo Cimed está atento às oportunidades.
E para dar a dimensão desta oportunidade, alguns dados publicados pela ABEVD:
O Brasil mantém a 7ª posição mundial em Vendas Diretas e liderança do Setor na América Latina em 2022;
Aproximadamente 47 bilhões de reais foram comercializados entre produtos e serviços por meio da Venda Direta no Brasil, somente em 2023;
Mais de 3,5 milhões de empreendedores individuais, os chamados consultores ou revendedores, formam a força de vendas no Brasil.
Fontes:
ABEVD
Economic News Brasil
BP Money
Forbes
Gostaria de mais conteúdo?
Então acesse o link com o episódio do diretacast, o podcast da Venda Direta.
"O case de sucesso Cacau Show na Venda Direta, crescimento na categoria alimentação no diretacast"






Interessante perceber que o mercado está atento a esse canal da venda direta e que está se movimentando com interesse nesse canal de grande penetração.
Boa matéria Marcela !!!